Total de visualizações de página

domingo, 12 de abril de 2015

Ser Gordo

Então vamos começar do começo. Deixe-me apresentar a vocês para que possamos nos conhecer melhor. Sou Carolina, mulher, solteira, leonina, na casa dos 30, Médica Veterinária com orgulho, azarada por nascimento e gorda.




Vocês tem que entender que ser gordo não é apenas uma questão de aparência, é um fato determinante que vai lapidar a sua personalidade. Nós, os gordos, podemos ser divididos em três grandes categorias: os brincalhões, os mal humorados e os que se aceitaram.


 Os brincalhões são aqueles que têm como defesa fazer brincadeiras sobre tudo, inclusive sobre ser gordo para passar a impressão de que não ligam, assim, se você faz a brincadeira primeiro, ninguém pode caçoar de você. Já os mal humorados, são aqueles que não admitem nenhuma brincadeira por que afinal de contas, você não paga minhas contas para julgar minha aparência. O último grupo é aquele das pessoas que se aceitam enquanto gordas e são felizes assim.



Eu nasci mal humorada. Sim, é um traço de personalidade que alguns podem dizer que acaba atraindo o Azar. Pode ser que estejam certos, mas quero ver você viver a minha vida e acordar sorrindo todos os dias.


Ser uma criança gorda significa que você não terá amigos. Por que as crianças, ao contrário do que as propagandas de dia das mães mostram, não são doces e ternas e com o coração bondoso e inocente. A criança é um mini adulto, com todos os defeitos e maldades dos adultos, sem a noção de que aquilo é um defeito e portanto, com todo o direito de ser o que ela é: autentica e má. Cabe ao adulto podar a criança para que ela se torne um ser que possa conviver em sociedade, caso contrário, ela será segregada juntamente com seus pais que não lhe deram limites.




Ao contrário do que podem estar pensando, eu amo crianças. Adoro as histórias, as carinhas de felicidade com as pequenas mudanças que acontecem todos os dias. Mas eu consigo ver que ali dentro existe uma pequena chama maligna que vai apontar, segregar e maltratar tudo aquilo que é diferente. E ser gordo é ser diferente.


Todo mundo fala do preconceito que sofrem os negros e os homossexuais, mas ninguém fala do preconceito contra os gordos. Por que afinal de contas, você é gordo por que você quer, o negro e o homossexual não tem escolha. Por que você acorda pela manhã, respira fundo e fala: Bom, a partir de hoje, eu serei gorda! Acho que vai ser muito bom pra mim e que a minha vida vai melhorar bastante.




Não, não funciona assim! Você vai engordando por uma série de fatores genéticos, psicológicos, alimentares e comportamentais que se você tivesse controle, não haveria uma alma nesse mundo balançando os pneus pra fora de uma calça apertada. Mas aí que vem o pulo do gato. Você se acostuma. Aquela pessoa é você, e você é tão julgado, cobrado, segregado e humilhado pelas pessoas à sua volta, sejam parentes que acham que estão te ajudando ou estranhos na rua, que você precisa se defender. A pessoa pode ser grosseira, invejosa, mal educada, feia, desagradável, mas você não tem o direito de ser gordo por que ao que tudo indica, isso parece ofender os olhos dos outros.


E você se defende! E quando você menos espera, você mudou, por que o que você passa a defender não é mais você mesmo, mas é o seu direito de ser você mesmo, o seu direito de ser gordo. E é a partir desse momento que você mesmo se nega o direito de emagrecer. Afinal você já lutou muito pra poder ser gordo. E é aí que você vai sendo lapidado pela sua aparência.


            Você não pode fazer as cosias que as pessoas “normais” fazem. Você não pode simplesmente comprar uma roupa baratinha que fique bonitinha, por que não existe isso para um gordo, afinal não dá pra fazer uma blusa que vai o dobro ou o triplo da quantidade de pano e cobrar a mesma coisa. Você não pode sair pra comer com os outros por que ou as pessoas vão comentar que você come muito ou que achavam que você comeria muito mais, por que as pessoas se acham no direito de não ter educação com você, afinal quer coisa mais engraçada que um “gordo fazendo gordice”? Você não pode ir a uma festa e dançar, por que vai ser motivo de piada para os outros. Até se um cara bonito chega em você e puxa assunto, não dá pra saber se é de verdade ou é gracinha pros amigos dele. Eu, em toda a minha paciência infinita já tive que ouvir de um idiota que gordo não tem sexo, ele só foi feito para ser zoado.



            Não, nós não somos iguais a você. Nós somos muito diferentes. Você já foi desconvidado de uma festa de 15 anos por que não ficaria bem no vestido? Eu já. Eu já vi a cara de decepção do empregador que te chama para uma entrevista dizendo que só queria formalizar a contratação pois seu currículo era exatamente o que ele procurava e quando você chega, a vaga “já foi preenchida”. Acho que a pessoa que preenche esse tipo de vaga deve utilizar tecnologia alienígena pra conseguir ser contratada na meia hora em que você demorou para chegar na entrevista.




            E os elogios?
- Nossa, você é tão bonita de ROSTO!
- Sério? Eu achei que eu tava gostosíssima!!!!
- Ai por que todo gordinho tem o rosto tão lindo???
-Não querido, não tem, beleza e gordura não estão condicionadas uma a outra e também não são excludentes. A pessoa pode ser bonita E gorda, bonita E magra, feia E gorda, feia E magra.




É aquele momento que você não sabe se a pessoa está realmente te elogiando ou está te “desculpando” por você ser gordo por que você tem uma cara bonitinha.


   A questão que importa aqui é que a sua vida muda pelo simples fato de você estar acima do peso. Algumas pessoas se tornam depressivas, outras revoltadas, outras amargas. Eu sou mal humorada, mas aos poucos, depois de brigar muito na escola e bater nos coleguinhas que tiravam sarro de mim, descobri que isso era “inaceitável” e então passei para a segunda fase, a brincalhona. Mas tenho uma personalidade tão desgraçada que não posso ser simplesmente divertida, sou uma pessoa sarcástica.


Afinal de contas, todos temos o bem e o mal dentro de nós, é que o meu mal é tão aparecido que quando eu tento ser boa, ele dá um jeito de se enfiar no meio e aí surge o sarcasmo.


Eu acho que existe algum plano secreto ou algum bônus que nós gordos não estamos sabendo para a pessoa que conseguir emagrecer um gordo. Não sei se você vai direto pro Céu, se seus pecados são reavaliados no dia do juízo final, realmente não sei dizer, mas todo mundo conhece um ex gordo que usou uma dieta milagrosa e quer ensinar pra você. A pessoa nunca te viu, não quer saber nem o seu nome, ela só quer salvar na sua vida. Dinheiro no meu bolso ninguém quer colocar! Teve uma lazarenta que chegou ao cúmulo de andar em silencio comigo por 1 quadra e no final do quarteirão perguntou quanto eu pesava! E ela era gorda! Sério? E a sua mãe como é que está minha senhora? Não sei se ela pensou que nós fossemos trocar figurinhas, receitas de engorda ou virar BFF.





Mas aos poucos a vida vai te mostrando que não importa a sua aparência, se você nasceu azarado, você pode ser magro, gordo, branco, negro, amarelo, o que você quiser por que o Azar não tem preconceitos. Ele aceita a todos os filhos de Deus de braços abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário